O Governo da Bahia abriu inscrições nesta segunda-feira (21) para os interessados na carreira militar. Com a oferta de mil vagas para a Polícia Militar (QPPM) e 250 para o Corpo de Bombeiros (QPBM), o processo seletivo pretende ainda oferecer outras 1.250 vagas, que deverão ser preenchidas até 2021.
 A seleção está sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e será composta de duas etapas: a primeira de provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, e a segunda de prova discursiva.
 As provas serão aplicadas em janeiro de 2020, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, à escolha do candidato. Candidatos que necessitarem de condições especiais para realização das provas, como lactantes, devem observar as regras previstas em edital.
 O prazo de inscrição segue até as 23h59 do dia 19 de novembro. A taxa de inscrição será no valor de R$ 70 e deve ser paga mediante boleto bancário. A data limite para o pagamento é o dia 20 de novembro – transações feitas fora do prazo serão desconsideradas e inviabilizarão a inscrição do candidato. Tanto a inscrição quanto o pagamento da taxa devem observar o horário de Brasília.
 Para concorrer a uma das vagas, o candidato ou candidata deverá ter idade entre 18 e 30 anos, ser brasileiro ou português, ter concluído o ensino médio ou uma formação profissionalizante correspondente, possuir habilitação na categoria B e uma altura mínima de 1,60m (para o sexo masculino) e 1,55 (para o sexo feminino).  Além disso, o candidato precisa estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter aptidão física e mental e possuir idoneidade moral. 
 O candidato aprovado realizará, inicialmente, o Curso de Formação de Soldado e do Corpo de Bombeiro, com direito a uma bolsa no valor de um salário mínimo. Uma vez que a formação esteja concluída, o estudante alcança o posto de soldado, com soldo de R$3.410,68 para uma jornada de 40 horas semanais de atuação em missões diversas da corporação. 

*Com informações do Correio e do Governo da Bahia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano