Há muitos anos, alguns municípios do interior sergipano estão sofrendo os efeitos da grave estiagem que atinge nosso estado, e em 2020 não tem sido diferente. Na quinta-feira (27), a Defesa Civil Estadual emitiu nota com os 12 municípios sergipanos que estão em situação de seca extrema.
 Na lista, seis recebem maior destaque: Pinhão, Poço Verde, Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Gararu e Canindé de São Francisco. Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, Nossa Senhora Aparecida e Ribeirópolis completam a lista das cidades sergipanas mais atingidas pela seca.
 De acordo com meteorologista Overland Amaral, mas chuvas de março devem atingir apenas o semiárido sergipano, que abrange os municípios de Tobias Barreto, Poço Verde, Simão Dias, Pinhão e Carira. Já para os municípios que compõem o sertão sergipano, a previsão é de continuidade da seca grave.
 Prefeito de Nossa Senhora da Glória, um dos municípios que estão em situação de emergência, Chico do Correio afirma que a prefeitura está fazendo a distribuição de água nas comunidades através de carros-pipa. “Aliado ao trabalho do exército, estão sendo distribuídos em média 300 carradas de pipa por mês”.
 Segundo o gestor, a pior seca que atingiu o município nos últimos anos aconteceu em 2016/2017. “Porém, os efeitos permanecem e estamos trabalhando para amenizar. É um tempo que já existe água encanada em algumas comunidades, inclusive aqui já colocamos mais de 150 quilômetros de rede de água nos povoados. Além disso, estamos trabalhando em um projeto novo para complementar a rede no restante dos povoados que ainda não tem, mas quando a seca assola de fato, o cidadão precisa de água para dar aos animais, mesmo tendo rede de água na propriedade”.
 Para Chico do Correio, a implantação do Canal de Xingó será a solução para a grave seca em Sergipe. “No dia que esse canal estiver pronto, a seca vai aliviar muito em todo o estado. Pois, vai trazer água bruta lá de Paulo Afonso direto para a nossa região tanto para o consumo animal, tanto para poder irrigar um hectare de cada propriedade, isso será a redenção da nossa região”, pontua.
Cadastramento para pipeiros
 Neste credenciamento, pessoas físicas e jurídicas poderão prestar serviço de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano, por meio de carros tanques e pipas para atender os municípios sergipanos em Situação de Emergência.
 O Credenciamento será realizado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), órgão vinculado à Sedurbs, das 7 às 13 horas e das 15 às 17 horas, no período de 27/02 a 04/03/2020, sendo que as vistorias dos caminhões pipas serão realizadas após o credenciamento.
 O credenciamento será realizado para atendimento das demandas de carros pipas quando necessário nos municípios sergipanos em Situação de Emergência vigentes até a data de 31 de dezembro de 2020, desde que atendam às exigências previstas no presente edital.
 Poderão participar do credenciamento todas as pessoas físicas ou jurídicas que possuam caminhões tanques para prestação de serviço de coleta, transporte e distribuição de água potável no estado de Sergipe, legalmente constituídas, com capacidade técnica comprovada, idoneidade econômico- financeira, regularidade jurídico-fiscal, que não estejam em processo de suspensão ou declaração de inidoneidade por parte do Poder Público e que satisfaçam as demais condições fixadas dentro do edital, onde consta também toda a documentação necessária especificada e o modelo de solicitação para participação do credenciamento.

|Reportagem: Nayana Araujo/Equipe JC
|Fotos: Jadilson Simões e André Moreira



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano