O governador Belivaldo Chagas (PSD) adiou mais uma vez a retomada da economia sergipana. O anúncio foi feito ontem em entrevista concedida no Palácio de Despachos e retransmitida pelas redes sociais. A partir da próxima segunda-feira, 29, igrejas, templos religiosos, salões e barbearias estão autorizados a funcionar em todo o Estado – com exceção de quatro municípios da Grande Aracaju, que ficarão de fora desta fase inicial de abertura: Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.
 Belivaldo também avisou: os estabelecimentos que estiverem descumprindo o decreto receberão a visita da polícia. “Quem já abriu o que não estava permitido abrir hoje vai ter a visita da polícia amanhã. A determinação é que a polícia feche qualquer estabelecimento que abriu hoje sem determinação legal. Falamos no anúncio do plano e não início. Esta retomada se dará a partir da próxima segunda, dia 29, e nada mais além do que já estava, está autorizado para esta semana, nada”, ressaltou o governador, em tom de leve irritação.
 Na segunda passará a valer a chamada Bandeira Laranja, conforme nomeada pelo plano de retomada econômica. O governador lembrou que o plano é territorial, com divisão do Estado em oito territórios, e que esta liberação da próxima semana não atingirá Aracaju, Barra, São Cristóvão e Socorro, onde os estabelecimentos previstos na Bandeira Laranja ainda não terão autorização para funcionar.
REUNIÕES
 Belivaldo informou que na terça-feira da próxima semana serão realizadas novas reuniões dos comitês, para que sejam discutidos os números do decorrer da semana – e dependendo do resultado as atividades incluídas na bandeira laranja poderão inclusive ser liberadas para os quatro municípios da grande Aracaju. O governador voltou a mostrar irritação com o baixo índice de isolamento social e repetiu que todas as suas decisões estão sendo tomada com base em informações técnicas, após reuniões com os comitês.  “Nada será feito sem analisar os dados técnicos”, ressalto. Além disso, vale para todo o Estado de Sergipe, a partir de segunda, lojas de cosméticos, produtores de perfumaria, livraria, comércio e artigos de escritórios para todo o Estado, inclusive Aracaju, Barra, SC e Socorro.
PICO E INTERNAÇÕES
Pouco antes de informar o adiamento da retomada, o governador citou dados realizados por estudos de professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e destacou projeções segundo as quais o pico de contágio da Covid-19 em Sergipe será por volta do dia 7 de julho. Com base nas avaliações feitas sobre essas projeções, ele explicou que a meta do governo é chegar a 220 leitos de UTI. “Não temos condições de abrir mais leitos”, disse Belivaldo, ressaltando que a aquisição de respiradores não é mais o principal problema, mas sim equipes para trabalhar nestas UTIs. Ele citou ainda a situação no Hospital de Campanha de Aracaju, que está funcionando hoje com metade dos 150 leitos, devido à falta de trabalhadores da Saúde para atuar no local.
 O gestor estadual ainda mostrou preocupação com o número crescente de pessoas internadas – os dados registrados até o dia 22 apontavam 549 pacientes em UTIs ou enfermarias. “Ou seja, temos 325 pacientes internados em leitos de enfermaria, o que é preocupante. Porque se ficarem bons, vão pra casa, mas se piorar, vão pra UTI. E a situação está se complicando”, advertiu Chagas.
ATIVIDADES
 De acordo com o plano de retomada da economia divulgado pelo Governo do Estado, a Fase 1, batizada de Bandeira Laranja, incluirá a liberação das seguintes atividades. Confira abaixo: FASE 1 (BANDEIRA LARANJA) 1. Escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); 2. Clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; 3. Comércio (alguns setores); 4. Operadores turísticos; 5. Atividades de treinamento de desporto profissional; 6. Salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; 7. Templos e atividades religiosas (lotação em 30%).


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano