A morte de ao menos quatro pessoas foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju após incêndio no Hospital Nestor Piva na manhã desta sexta-feira (28). As chamas que teriam começado por volta das 6h30 e foi controlado após o trabalho do Corpo de Bombeiros de Sergipe. A identificação das vítimas não foi informada até o momento.

 Por meio de nota a SES, informou que em decorrência da necessidade de evacuação e isolamento total da UPA, 35 pacientes que estavam internados na unidade foram transferidos para os hospitais de Urgência de Sergipe João Alves Filho (Huse), da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício. Demais usuários do SUS que recebiam atendimento porta aberta e funcionários que inalaram fuligem também foram transferidos pelo SAMU. Além disso, de maneira emergencial, a pediatria do Hospital Fernando Franco foi adaptada para atendimento clínico; mantendo-se, contudo, os atendimentos pediátricos na unidade.

 A gestão municipal está em tratativas e busca nova unidade de atendimento para substituir os leitos do Nestor Piva e garantir assistência em saúde aos aracajuanos.

Oxigênio e profissionais de saúde

 Diante do caos, foram necessários de imediato cilindros de oxigênio para atender as vítimas do incêndio e pacientes que estavam em tratamento. Sobre isso, a prefeitura garantiu o reabastecimento de oxigênio nos leitos municipais pela empresa que fornece o produto e a Secretaria Municipal da Saúde e está ampliando as escalas de trabalho para assegurar a assistência necessária à população aracajuana nos equipamentos da rede municipal de Saúde.

 O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou de perto, no Nestor Piva, solidarizou-se aos pacientes e seus familiares e garantiu todo o empenho necessário para o devido atendimento a todos que precisaram ser transferidos.

 A Prefeitura de Aracaju estruturou espaço para atendimento psicológico e de informações  para familiares dos pacientes e trabalhadores do hospital. A área onde ocorreu o incêndio está isolada e o espaço não atingido será equipado para atendimento ao público.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano