Uma consulta pública intitulada “Diretrizes para a prática clínica na atenção primária – Tratamento Odontológico em Gestantes” do Ministério da Saúde tenta abordar a saúde bucal das gestantes brasileiras. A consulta foi realizada pela Coordenação de Saúde Bucal do ministério e foi disponibilizada até o dia 25/06, a Diretriz Tratamento Odontológico em Gestantes para consulta pública. As diversas contribuições serão reunidas checadas e incorporadas ao documento final que dará suporte ao trabalho realizado na saúde bucal da Atenção Primária à Saúde.

 Essa consulta recebeu a contribuição de profissionais da saúde, pesquisadores e da sociedade civil. E um desses contribuidores foi o pesquisador sergipano Ascendino Santos Souza.

 O pesquisador tem um profundo interesse nesse tema e por isso ele contribuiu na pesquisa para os dados da consulta. Sobre o tema da diretriz que se refere ao atendimento odontológico às gestantes durante o pré-natal, o pesquisador opinou ser muito importante esse ponto como parte da pesquisa. No que se refere ao conjunto de recomendações da diretriz, o posicionamento do pesquisador se demonstrou em concordância com todas essas.

 Para o pesquisador, “Essa consulta é um importante passo para garantir o cuidado integral em saúde, no intuito de fortalecer a qualidade de vida da gestante e do bebê”.

 O pesquisador pontua ainda que em um país de proporções continentais como o nosso não pode jamais desamparar às gestantes sobretudo às mais pobres, sem uma política pública que venha a ampara-las. Para o pesquisador com essa consulta para diretriz clínica para a atenção odontológica da gestante na Atenção Primária à Saúde (APS), ganha o país e o todo.
 
 Ao tecer comentário gerais sobre suas contribuições sobre as diretrizes, o pesquisador Ascendino, disse achar todas às a propostas da diretriz já bem consistentes. Com a sua participação e de outros foi realizada alguma contribuição de impacto sobre a diretriz.

 O pesquisador finaliza: “O Brasil precisa de mais consultas iguais a essa”.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano