Após meses em casa estudando por aulas remotas, os alunos da rede estadual de ensino tiveram nesta terça-feira, 17, a concretização de um dia tão esperado por eles. As escolas da rede voltaram a ofertar as aulas presenciais, após autorização do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais do Governo de Sergipe. Em Aracaju, no Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, os estudantes tiveram um acolhimento da equipe diretiva. Logo na chegada, os Jovens Protagonistas conversaram com os alunos e falaram sobre os protocolos de segurança que todos devem seguir para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

 O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, esteve na unidade de ensino para acompanhar de perto o retorno das aulas presenciais e conversar com alunos, professores e equipe gestora. Ele explicou que o período de pandemia ensinou a todos a importância da escola e do convívio social, e fez elogios ao colégio, que se mostrou preparado para receber os alunos.

 “O Djenal é um exemplo para a nossa rede. A adesão dos estudantes foi surpreendente, e isso mostra que todos estavam ansiosos pelo retorno. Além disso, os Jovens Protagonistas têm dado um exemplo tocante de cidadania, orientando a comunidade quanto aos procedimentos de distanciamento social, precauções e práticas do protocolo de segurança sanitária. Tenho certeza de que este momento de alegria se estenderá a todas as escolas da nossa rede estadual e das redes municipais, fazendo a escola pública voltar forte e desejosa de suprir as lacunas que foram acumuladas nesse período tão difícil para todos nós”, disse.

 O diretor César Henrique Pita Estrelado destacou que a retomada das aulas é fortalecida pela conduta dos estudantes e dos pais. “Isso aumenta a responsabilidade da escola e também a nossa forma de comunicação com os alunos, para que coloquem em prática os cuidados necessários com a segurança sanitária. A adesão das famílias e dos estudantes superou a nossa expectativa, e nesse reencontro com colegas e professores, temos conversado com eles sobre a questão de evitar abraços, aperto de mãos, entre outros comportamentos que agora não podem existir”, afirmou.

 A gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Gilvânia Guimarães, também se mostrou satisfeita com a retomada. “É uma grande alegria ver a escola viva, com os alunos. Parabenizo a equipe gestora e a todos os professores pelo comprometimento e responsabilidade social. A decisão do retorno é muito importante. Eu desejo a todos uma feliz retomada de aulas presenciais e que os alunos façam uma trajetória de sucesso”, declarou.

Alunos comemoram

 Os estudantes que estiveram neste primeiro dia de aulas presenciais no Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz não esconderam a emoção e satisfação em poderem retomar o convívio social e estudar presencialmente. Foi o caso de Anny Tayná Sousa Santos, do 2º ano, que disse ter tido dificuldades com as aulas online, e que na modalidade presencial conseguirá prestar mais atenção às aulas. Já Laís Gabriely Lima Santos, do 1º ano, afirmou que esse era um momento bastante esperado por todos. “Acho que agora vai ser muito bom, pois vamos poder nos concentrar mais nas aulas, e a qualidade do ensino vai ser melhor do que nas aulas remotas”, disse.

 O jovem Adryan Rangel da Silva Santos, do 2º ano, ressaltou que agora os alunos terão mais acesso aos conhecimentos. “Nas aulas presenciais a gente vai poder tirar dúvidas com os professores. Além disso, é muito bom rever as nossas amizades, interagir com os colegas, sempre obedecendo ao distanciamento físico”, afirmou. Opinião semelhante teve o aluno Felipe Lucas Guerra de Santana, do 3º ano. “Por mais que o ensino remoto tenha nos ajudado para que não ficássemos estagnados, creio que as aulas presenciais são essenciais. O contato com os colegas e com os professores, essa nova rotina, isso alimenta a nossa saúde mental e emocional. O retorno às aulas presenciais é um avanço, e acredito que com cautela e prudência poderemos permanecer nesse formato”, declarou.

 Os alunos Jovens Protagonistas do ensino médio em tempo integral fizeram um importante trabalho de acolhimento nesse primeiro dia. “Os Jovens Protagonistas ficaram encarregados de acolher os alunos, tentar introduzi-los no ambiente escolar da melhor forma, deixá-los o mais confortáveis possível, seguindo todas as medidas de segurança”, explicou a aluna Bruna Colombo Mendes.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano