Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O grande diferencial dessa iniciativa pioneira no Brasil é que ela utiliza energia solar fotovoltaica para fazer as exibições dos filmes. Desde 2014 na estrada, o cinema sustentável já atingiu um público espectador superior a 40 mil pessoas, em 130 municípios visitados.

 A SICES Solar é patrocinadora do projeto, que estará presente na estrutura da nova estação solar. Mais do que a vertente cultural, o projeto é uma estação móvel de arte, cinema, cultura de paz, sustentabilidade e tecnologia, que viaja por todo o país para exibir filmes a partir de energia solar e promover arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas e lúdicas.

 Há total sinergia da SICES com o compromisso com a cultura e sustentabilidade das atividades do CINESOLAR. É um projeto com grande impacto social, que garante conteúdo audiovisual de qualidade e inclusivo em um país que tem menos de 10% dos municípios com salas de cinema. O trabalho de educação e cultura com crianças e adolescentes é extremamente importante e faz parte do pilar de educação da SICES e estamos felizes por contribuir para levar os filmes aos locais mais remotos, muitas vezes sem energia elétrica”, comenta Leonardo Pantaleão, CEO da SICES.

 O CINESOLAR conta com duas vans equipadas com painéis solares e sistema de conversor de energia que proporcionam até 20 horas de atividades ininterruptas. Cadeiras, sistema de som, projeção e telão são oferecidos para montar uma verdadeira sala de cinema ao ar livre. Desde o início das exibições, já foram economizados mais 2,3 mil kW das redes públicas nas cidades por onde a trupe passou, já que o público desfruta dos filmes por meio da alimentação de células fotovoltaicas.

 Nestes oito anos de atividade, a estação móvel sustentável do CINESOLAR já percorreu mais de 200 mil km em todo o Brasil, passando por mais de 400 cidades e proporcionando a magia da sétima arte para quase 200 mil espectadores, boa parte deles tendo contato pela primeira vez com uma sessão de cinema.


SICES Solar – www.sicessolar.com.br

Fonte – Leonardo Pantaleão – CEO da SICES

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipano