Depois de altas consecutivas, setores registram queda nas vendas em agosto

NOTA DE IMPRENSA

 O IGet, índice que acompanha o desempenho dos setores de Varejo e Serviços, desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, mostrou queda em agosto em relação a julho. Os varejos ampliado e restrito caíram 4,5% e 5,9%, respectivamente, e o indicador de serviços às famílias fechou negativo em 7,9%. Após meses de alta em ambos os setores, o resultado indica acomodação das vendas no varejo e redução no ritmo em serviços no terceiro trimestre do ano.

 Lucas Maynard, economista do Santander, avalia que os números indicam uma projeção mais moderada para o fechamento do trimestre. “Esperávamos este resultado, uma vez que durante o segundo trimestre, o comércio e serviços sentiram os efeitos da redução das restrições, quando também houve pagamento do auxílio emergencial. Por outro lado, o efeito do aumento dos preços também pode ter impactado o consumo em agosto. Olhamos para o quarto trimestre mais otimistas com a retomada maior da mobilidade.”, explica o executivo.

 No varejo ampliado, Materiais de Construção e Partes e Peças Automotivas tiveram declínio de 9,7% e 1%, respectivamente. No restrito, a categoria Livros fechou o mês com queda de 12,6%, seguido de Artigos Diversos (-12,3%), Materiais para Escritório (-8,9%), Vestuário (8%), Móveis e Eletrodomésticos (-3,8%) e Supermercados (-3,7%).

 Em Serviços, Alojamento e Alimentação teve 8,9% de queda e Outros, que inclui Cultura e Lazer, recuou 1,6%. O índice de agosto está em um nível 21% abaixo do pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

 André Parize, vice-presidente de Finanças da Getnet, comenta que na medida em que os consumidores começam a sair de casa e iniciar compras pessoalmente é natural que algumas categorias de serviços vendem mais. “Com o avanço da vacinação é esperado que o consumo se volte a itens que não faziam mais parte do dia a dia das pessoas, pois se sentem mais confiantes para saírem de casa. Portanto, nossa expectativa é que até o final do ano, o consumo das famílias retome e se acomode”. 

Metodologia

 O IGet - Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro - utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. Em agosto, a amostra foi de 150 mil estabelecimentos no comércio varejista e 73 mil no setor de serviços. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.

Sobre a Getnet

 A Getnet é uma empresa global de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura. Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.


 Kauê Diniz

Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Pará/Amapá/Espírito Santo

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano