Em encontro alusivo ao dia nacional dos surdos, celebrado sempre no dia 26 de setembro, muitos jovens e adultos surdos estiveram no cerped, a convite do Psicólogo Emílio Góes, Coordenador de Políticas Estratégicas em Saúde do município, e puderam confraternizar, relembrando suas lutas e vitórias no processo de inclusão social e de direitos. O momento foi de acolhimento e felicidade, pois agora, com a criação recente do CERPED, as pessoas surdas, assim como todas as outras com deficiência, passam a ter maior acesso à saúde, assistência social, educação, trabalho e lazer.

 O Secretário Municipal de Educação e o seu adjunto, Luciano Marques e Joilson, respectivamente, se fizeram presentes com sua equipe de educação especial e se colocaram à disposição da comunidade de surdos para apoiar ações e projetos que possam atende-los com dignidade. Assim, o CERPED passa a ser o elo dos surdos com os setores públicos e privados na elaboração e execução dessas pretensas ações e projetos.

 Desse encontro, regado de bons assuntos e açaí, formou-se o GT Surdez e Inclusão, que é um Grupo de Trabalho composto por representantes da comunidade dos surdos, representante da secretaria de educação e do CERPED, para juntos listarem as prioridades da comunidade e elaborarem um plano de ação que as contemple.

 Ao término do encontro, cada um deixou sua marca com a palma da mão na "árvore da inclusão", símbolo de luta e participação social no CERPED.

Psicólogo Emílio Góes

Coord. de Políticas Estratégicas em Saúde

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto

Amor Por Nossa Gente



 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano