GOVERNADOR MANTÉM ESTUDO TÉCNICO PARA DESO E DESCARTA PRIVATIZAÇÃO

 O Governador Belivaldo Chagas se reuniu na manhã desta segunda-feira, 2, na Agência Reguladora de Sergipe (Agrese) com representantes de oito empresas interessadas na elaboração dos estudos de viabilidade nos serviços públicos de fornecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios operados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O Governador descartou a possibilidade de privatizar a companhia e disse que a intenção do estudo é buscar soluções para melhorar o serviçoprestado pela Deso no Estado.
 “Esses estudos mostrarão caminhos para tornar a Deso cada vez mais viável para prestação de um bom serviço a população. Não estamos discutindo privatização, o objetivo é buscar orientações e informações para melhorar o atendimento da empresa”, enfatiza Belivaldo Chagas, governador de Sergipe.
 O gestor disse ainda que o Estado tem um percentual alto de perda de água, além da falta de cobertura do saneamento básico em muitos municípios sergipanos, questões que busca resolver através desses estudos.
 “Apesar dos esforços empreendidos pela empresa, notamos que há uma certa deficiência ainda e muita perda de água. Temos problemas no saneamento, assim como em todo Brasil. Somos avançados em algumas regiões como na Grande Aracaju e na capital, mas temos municípios no interior de Sergipe que há problemas de esgotamento sanitário, e quando você fala em saneamento você fala em saúde, então é preciso cuidar disso e da população”, afirma o governador.
 As oito empresas que demostraram interesse terão até 100 dias para entregar os estudos, e ao final desse processo, a Agrese fará um relatório que será entregue ao Governador. A partir daí o gestor estadual vai escolher qual o melhor tipo de gestão para aplicar na companhia. “Será feito um raio-x da Deso, um diagnóstico de todo o passivo da companhia de saneamento, quais os ativos que ela possui e qual a eficiência necessária para poder universalizar a distribuição de água e esgotamento sanitário. Ao final dos 100 dias, teremos 30 dias para apresentar o relatório final ao governador sobre a real situação de saneamento e ele vai escolher qual modelo de gestão será adotado”, explica Luiz Hamilton Santana, presidente da Agrese.
 Os estudos, que serão feitos através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), não trarão custo algum para o Estado. As empresas farão uma modelagem jurídica, técnica e um estudo de viabilidade, e ao final desse processo, as empresas terão uma análise completa da situação do saneamento básico do estado.
 “A parceria privada serve para investir, para aportar um dinheiro no Estado. Então apoiamos esses estados a investir, porém sem tirar o controle das operações de saneamento da companhia estadual. A gente não busca ser ressarcido pelo estudo, nosso objetivo é exatamente fazer a operação e os investimentos nesses sistemas de saneamentos. Normalmente a gente tem uma despesa com esse estudo e quem se consagrar vencedor no processo licitatório é que acaba fazendo o ressarcimento desse custo, então é um forma bastante interessante proposto pela companhia e pelo Estado que fazem esses estudos sem precisar dispor de recursos financeiros”, esclarece Alexandre Pin, representante da empresa BRK Ambiental que atualmente atua em 180 municípios e 18 estados.

Por Karla Pinheiro

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,455,Brasília,10,cidades,574,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1132,economia,9,ENTRETENIMENTO,80,esportes,137,Estância,2,Itabaianinha,64,Mundo,227,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,76,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,6,polícia,576,política,589,RÔMULO DALTRO,1,São Cristóvão,6,São Domingos,1,Sergipe,941,Simão Dias,5,Tobias Barreto,739,
ltr
item
Portal Sergipano: GOVERNADOR MANTÉM ESTUDO TÉCNICO PARA DESO E DESCARTA PRIVATIZAÇÃO
GOVERNADOR MANTÉM ESTUDO TÉCNICO PARA DESO E DESCARTA PRIVATIZAÇÃO
https://1.bp.blogspot.com/-wzsB_mfheBE/XW2AooE1AQI/AAAAAAAANNo/_-HysXPbvE4qbfI3VsPaIYGrjJdgVZDOACLcBGAs/s1600/reuniao-Agrese-Deso-Foto-Infonet-02092019.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-wzsB_mfheBE/XW2AooE1AQI/AAAAAAAANNo/_-HysXPbvE4qbfI3VsPaIYGrjJdgVZDOACLcBGAs/s72-c/reuniao-Agrese-Deso-Foto-Infonet-02092019.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/09/governador-mantem-estudo-tecnico-para.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/09/governador-mantem-estudo-tecnico-para.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar