O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe, Lacen, confirmou que novas variantes do coronavírus já circulam no estado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29).

 Ao todo, 67 amostras foram enviadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. De acordo com informações do superintendente do Lacen, Cliomar Alves, são sete linhagens circulando em Sergipe, destas, uma, a P2, é mutação do vírus encontrado na primeira reinfecção de covid-19.

 Das sete variantes, seis circulam em outros estados do país. Mas uma, identificada como B.1.1.251, foi registrada pela primeira vez no Brasil, e apresenta circulação comum em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Peru e Colômbia.

 Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a pessoa que foi diagnosticada, apresentou sintomas leves e já está recuperada.

 Nenhuma das confirmações são das variantes encontradas na Amazonas ou na África. Segundo Cliomar, não há estudos que comprovem sobre a taxa de infecção e nem o poder de letalidade dessas novas linhagens.

 

A8

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano