O presidente da Câmara de Itabaianinha, Nicácio Lima(PL) vai registrar boletim de ocorrência nesta terça-feira (18) na Polícia Civil, após vários vereadores da Casa serem vítimas de criminosos, que agem pelo aplicativo de mensagens Whats App.

Na última semana, 04 vereadores foram vítimas da ação criminosa, sendo eles: Nenem da Saúde, Davi do Sapé, Pequena de Zé de Lolô, Zé Miudo Anão e Bebê de Dr. Chico.

A ação criminosa tem um fator em comum: o golpista se apropria de fotos públicas, que constam no site oficial da câmara municipal, se passam pelo vereador alegando que está com um número novo de telefone e que precisa com urgência efetivar o pagamento de uma conta. Depois, pede uma ‘ajuda’ e diz que devolve o dinheiro solicitado assim que os problemas na conta bancária dele forem resolvidos. Segundo a polícia, nesse tipo de prática criminosa o autor se aproveita da boa vontade e da relação de confiança da vítima para se beneficiar.

O QUE DIZ A LEI

Conforme descrito e previsto na Lei nº 14.155/21, a prática de fraudes, estelionatos e invasão de dispositivos com o intuito de furtar, apagar ou alterar dados nos meios digitais, incluindo os golpes via Whats App, pode resultar em uma condenação de quatro a oito anos de prisão para o autor.

Há ainda, o agravante de furto qualificado por meio eletrônico em crimes de estelionato, o que pode resultar em pena de reclusão de 4 a 8 anos e também pagamento de multa. E no caso de ser praticado contra idoso ou vulnerável a pena pode ser aumentada de um terço ao dobro.

A recomendação da Polícia Civil é para que aqueles que forem vítimas desse tipo de golpe registrem Boletim de Ocorrência pessoalmente ou pela internet o quanto antes.

Por: Rogério Monteiro

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano