Mais de 63,8 mil pessoas em dez municípios de quatro regiões sergipanas [Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste e Centro-sul] estão em situação de emergência por causa do período de seca e estiagem, de acordo com informações da Defesa Civil estadual divulgadas nesta quinta-feira (23). Atualmente, 36 caminhões-pipa estão atendendo quatro regiões.

Canindé de São Francisco e Poço Redondo são as cidades mais afetadas. Além delas, estão inclusas na lista estadual os seguintes municípios: Carira, Nossa Senhora Aparecida, Tobias Barreto, Poço Verde, Frei Paulo, Pinhão, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.

“Tende a aumentar essa quantidade, porque temos municípios com histórico de declarar situação de emergência que ainda estão em processo de preparar a documentação", disse o coordenador da Defesa Civil, Luciano Queiroz.

Segundo ele, a atenção também está voltada para o verão, que inicia no dia 22 de dezembro. "Estamos fazendo planejamento. O verão será intenso, já tivemos isso em 2009, 2010, onde mais de 30 municípios estiveram em situação de emergência. À medida que as temperaturas vão aumentando, vamos tendo problemas com a principal demanda para a comunidade, que é a água", ressaltou o coordenador.

Queiroz ainda alertou para a importância da autonomia dos municípios na gestão da seca. Falta de rede de canalização e de cisternas são alguns dos motivos citados pela Defesa Civil que fazem com o município não consiga ter autonomia para atender a própria população e acionar o estado.

"Municípios como Itabi e Nossa Senhora de Lourdes, por exemplo, já não decretam mais situação de emergência porque eles conseguem gerenciar com os próprios recursos", disse.

G1/SE

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano