A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou informações às autoridades chineses sobre um aumento nos casos de pneumonia entre crianças nesta quarta-feira (23/11). De acordo com relatos da imprensa e de profissionais de saúde do país, há surtos em ao menos três regiões chinesas, incluindo a capital, Pequim.

Não se sabe o número de pessoas afetadas, mas a imprensa internacional vem noticiando que os hospitais chineses estão sobrecarregados de pacientes com sintomas respiratórios, especialmente crianças e pré-adolescentes.

As pessoas atingidas têm apresentado febre alta e nódulos no pulmão, entretanto poucas apresentam tosse, o que chamou a atenção dos infectologistas. A tosse é um dos sintomas mais clássicos de infecções respiratórias.

RISCOS DE TRANSMISSÃO - Como ainda não se sabe exatamente a causa do surto, é difícil para os infectologistas determinarem os riscos fora das regiões afetadas.

A principal suspeita é que a política de Covid zero, que vigorava até janeiro deste ano na China, levou a uma baixa na imunidade das pessoas e, agora, os contágios aumentaram porque a circulação de pessoas foi liberada.

Por enquanto, a OMS não acredita que a situação tenha potencial pandêmico e, por isso, não recomendou restrições de acesso ao país ou de circulação entre as regiões.

O momento é de monitoramento. A agência internacional solicitou informações epidemiológicas e clínicas, resultados laboratoriais e detalhes sobre tendências na circulação de agentes patogênicos, como vírus e bactérias.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano