Um projeto apresentado no Congresso Nacional propõe que cidadãos a partir de 16 anos possam tirar a Carteira Nacional de Habilitação, e dessa forma, ficarem aptas a dirigir. A proposição do PL 3775/21 é de autoria do senador Jorginho Mello, de Santa Catarina, cuja motivação vem da possibilidade de oferecer uma transição mais fácil dos jovens para a vida adulta.

 Durante o programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, desta quarta-feira, 01, o advogado Pablo Ribeiro afirmou que o projeto está esperando inclusão na pauta para discussão e votação, e forneceu um panorama sobre as principais mudanças nas quais a aprovação do PL implica.

 “Foram duas propostas de mudanças importantes, a primeira, que diz que para tirar a CNH a pessoa não precisa mais ser penalmente imputável, ou seja, ter mais de 18 anos. A outra alteração seria que o senador quer que estes adolescentes respondam pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e se esses menores cometerem algum acidente não seria considerado crime, mas ato infracional”, afirmou.

 A proposição do senador se baseia no sistema adotado em países como os Estados Unidos, onde é permitido que adolescentes com idade igual ou maior a 18 anos possam adquirir uma carteira de habilitação.

 “Ele afirma que as mortes causadas por jovens no trânsito é de apenas 6%, ou seja, cerca de 2000 mortes, que não teriam relação com o fato de ser jovem e sim com comportamentos como não usar cinto de segurança, velocidade exacerbada e uso de bebida”, disse Pablo Ribeiro.

Ainda segundo o advogado, deverá ser criada uma comissão no Senado para avaliar a viabilidade dessa proposição, com base no fato de que nos Estados Unidos, os menores são imputáveis, ou seja, respondem pelos próprios crimes.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano