O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (28/06), que o objetivo do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/24 é diminuir a desigualdade entre pequenos e grandes produtores rurais. “O que estamos fazendo com o Plano Safra hoje é tentando diminuir a desigualdade que ainda é grande entre pequeno e grande, entre os que trabalham e os que são donos das empresas que produzem trabalho”, disse na cerimônia de lançamento.

 Lula afirmou que a tentativa de acabar com as desigualdades “está no seu DNA”. O presidente destacou a recriação do Programa Mais Alimentos, lançado por ele em 2008 para incentivar a produção de máquinas e implementos agrícolas adaptados às pequenas propriedades rurais e o acesso dos produtores a esses equipamentos por meio de financiamentos mais baratos.

 Segundo ele, a medida alavancou a venda de 80 mil tratores de pequeno porte. “Espero que a gente venda mais máquinas, agora tem mais opção”, disse. “Vai ter muita coisa para a gente comprar. O que nós queremos é que a vida de vocês melhore, que a qualidade dos produtos melhore e aumente”, indicou.

 O presidente ainda disse que o governo federal vai garantir o preço mínimo dos produtos. “Vocês vão plantar e nós vamos garantir preço mínimo para que ninguém tenha prejuízo. A gente não pode estimular a plantar, daí planta, o preço cai e vocês não conseguem pagar o que gastaram para plantar. Tem que ser tratado com dignidade e respeito”, destacou. Os preços de alguns produtos, como soja e milho, estão em queda no mercado atualmente.

 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano