A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) divulgou boletim em que apresenta uma análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor, o ProConsumidor, e aos órgãos integrados como Procons estaduais, municipais e defensorias públicas durante o ano de 2022.

A publicação objetiva permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços. O boletim também incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, além de garantir o permanente controle social sobre o mercado de consumo.

Para consolidação das informações, foram considerados os atendimentos realizados por todos os Procons ao ProConsumidor, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Em Sergipe, foram registradas 5894 reclamações e o ranking apresenta denúncias de abuso envolvendo cartão de crédito/débito/ de loja com 14,2%; pacotes de serviços (combos) – 5,8%; aparelho celular; – 5,6%; vestuário e artigos de uso pessoal; – 3,3%; televisão –; 3,2% e telefonia móvel pós-paga – 3,2%.

De acordo com a diretora da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Sergipe), Raquel Martins, os dados mostram que as empresas que oferecem serviços são as mais problemáticas para o consumidor. “O Procon Sergipe recebe denúncias quase que diariamente de diversas empresas que oferecem produtos e serviços de forma abusiva e procuramos auxiliar o consumidor nas suas demandas. Os cartões de crédito/débito lideram com folga as reclamações e isso mostra que os consumidores estão atentos, principalmente, a cobrança de taxas abusivas”, destaca.

Fax Aju

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano